
Basílica da Santíssima Trindade
Esta Basílica é a mais recente construção do complexo do Santuário de Fátima, sendo dedicada ao culto da Santíssima Trindade. A intenção de aí construir um novo templo remonta a 1973, por se verificar que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima já não tinha dimensão suficiente para acolher a totalidade os peregrinos, em particular aos domingos e outros dias de média afluência. Em 1997, por meio do Monsenhor Luciano Guerra, o Santuário de Fátima organizou um concurso internacional para a conceção de um novo edifício junto à Praça de Pio XII, com uma escala adequada às necessidades reais. O lançamento da primeira pedra teve lugar no dia 6 de Junho de 2004, Solenidade da Santíssima Trindade; três anos mais tarde as obras estavam concluídas, sendo a igreja dedicada em 12 de Outubro de 2007 pelo cardeal Tarcisio Bertone, então Secretário de Estado do Vaticano e legado de Bento XVI para o encerramento do 90.º aniversário das aparições de Nossa Senhora. A 13 Agosto de 2012 a igreja foi elevada à categoria de Basílica.
A nova igreja foi dedicada à Santíssima Trindade por um conjunto de razões, nomeadamente as seguintes: as aparições do Anjo da Paz, com o seu insistente convite à adoração a Deus, Santíssima Trindade; as palavras de João Paulo II em maio de 1982, proferidas na Capelinha das Aparições, pelas quais elevou a sua ação de graças à Santíssima Trindade; o Grande Jubileu do Ano 2000, também dedicado à Santíssima Trindade.
O projeto de arquitetura foi realizado pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis, vencedor do concurso internacional lançado em 1997 e o projeto de estrutura pelo engenheiro José Mota Freitas. O novo edifício foi integralmente pago com os donativos dos peregrinos deixados ao Santuário de Fátima ao longo dos anos. Contando com um total de 8 633 lugares sentados e 40.000 m² de área, a Basílica da Santíssima Trindade é o quarto maior templo católico do mundo em capacidade. Apesar da vastidão da sua escala, acolhe calorosamente os peregrinos ao mesmo tempo que mantém o sentimento de igreja, permitindo uma vista panorâmica da totalidade do seu interior e fornecendo a monumentalidade desejada.
A Igreja da Santíssima Trindade tem uma altura de 18 metros. De configuração circular (com 125 metros de diâmetro exterior), apresenta um espaço interior unificado, liberto de apoios estruturais intermédios, sendo a cobertura suportada por duas vigas com um vão livre de 80 metros. O interior é divisível em dois setores através de uma parede móvel e integra doze portas laterais, em bronze, dedicadas aos Apóstolos; a porta central, de 64 metros quadrados e também em bronze, é dedicada a Cristo. O presbitério tem capacidade para cerca de 100 concelebrantes. O edifício é totalmente dominado pela cor branca, tanto no que respeita às vigas, em que o betão branco está à vista, como nos restantes elementos construtivos (revestidos com pedra da região de Fátima, conhecida por branco do mar).