
Gastronomia
A gastronomia típica de cada região revela parte da cultura da população local e está relacionada com as vivências dos seus passados.
A área onde se insere a Nazaré é de facto privilegiada, uma vez que está rodeada pela natureza, banhada por um mar imenso, a Nazaré é a praia onde a frescura e a força do oceano enchem o coração dos visitantes e o orgulho dos nazarenos. A gastronomia nazarena é caracterizada pelos seus pratos de peixe e marisco de diversas espécies.
Nas diferentes formas de preparação de cada elemento, destaca-se a Caldeirada – feita com vários tipos de peixe, assim como o peixe fresco simplesmente grelhado, a típica Massa de peixe, o Arroz de Marisco e a Açorda de Marisco (sopa de pão com alho e vários tipos de marisco), o Arroz de Tamboril e as Cataplanas de Peixe e/ou de Marisco (como o berbigão, amêijoa, camarão e sapateira) são pratos típicos muito saborosos, apreciados e super procurados na vila.
Além do peixe fresco, o peixe seco é especialidade que só aqui se encontra, destes o carapau seco que pode ser também enjoado, o polvo e o cação. Pode visitar e comprar o peixe seco no “Estindarte” – museu vivo, onde as peixeiras deixam o peixe a secar diariamente na praia, na parte sul da marginal.
Quanto aos doces, salientam-se os Támares (em forma de barquinhos), as sardinhas doces (folhado coberto e recheado de creme de ovos) e os nazarenos.
A Nazaré não é só beleza natural, não é só a praia, as ondas gigantes, é muito mais do que isso. É uma terra cheia de tradição, tem a história de um povo singular, uma cultura própria e desigual, uma conexão onde não encontrará em lugar nenhum. A Nazaré é um mundo de coisas boas por descobrir… mas ponha de parte algum do seu tempo para saborear, bem relaxado!