
Monte de São Brás
O Monte de São Bartolomeu, mais conhecido como Monte de São Brás, está localizado na Nazaré, entre a Pederneira e os campos do Valado, erguendo-se afilado e verdejante, um dos pontos mais altos do concelho, encontra-se entre o pinhal circundante. É um verdadeiro monumento natural, envolto em lendas e mitos.
Este monte é um marco para os marinheiros, que geralmente avistam a mais de 35 quilómetros de distância, coberto de vegetação verde-negra. Conta com um grande interesse histórico-natural, e nele foram encontrados vestígios arqueológicos que corroboram a ocupação pré-romana neste lugar.
O seu cume, a 156 metros acima do nível do mar, é acessível por escadas, e a partir dele podes ver uma surpreendente e encantadora vista panorâmica. Aqui encontrarás o portão da torre de vigia florestal e uma pequena capela.
Todos os anos, no dia 3 de Fevereiro – dia de São Brás – a ele afluem os foliões da Nazaré, dando início oficial ao Carnaval. No sopé do monte, acendem-se fogueiras, assam-se chouriços e fazem-se piqueniques, comem-se “passarolas” (colares de maçã seca) e, “ensaiados” (mascarados), após a apresentação dos Reis de Carnaval, termina-se a tarde a dançar ao som das marchas, tocadas por uma banda local.
Aos músicos e mascarados, juntam-se vendedores e curiosos, que transformam o Monte de São Brás num espaço predominantemente de diversão pagã.
Os mais corajosos atrevem-se a subir ao cimo do monte. Mas o esforço é bem recompensado… uma vista deslumbrante sobre a Nazaré e uma paisagem que se estende até ao mar!