
Ondas Gigantes (BIG WAVES)
A mais recente atração da Nazaré – as ondas gigantes – têm tanto de exclusivo como de incerto. Pois é, as ondas grandes não estão sempre lá, dependem das tempestades em alto mar que trazem as grandes ondulações. Por excelência, a época de ondas grandes na Nazaré em Portugal, é entre Outubro e Março (época de Inverno mas Abril também funciona em alguns anos).
Quem pretende assistir a este fenómeno da natureza é adequado marcar a viagem com antecedência, para garantir que apanha pelo menos um dia de ondas gigantes, convém ficar no mínimo 2 semanas na região. Para mais garantias deve ficar 3 semanas.
A #Bigwave é cada vez mais procurada por surfistas, fotógrafos e turistas de todo o mundo. Quanto aos turistas, seja para ver as surfadas ou apenas para ver a força incrível do mar, é sempre uma experiência incrível, principalmente para os amantes da natureza ou do surf. É aqui que o Oceano Atlântico mostra toda a sua força! Um sítio único, devido ao gigante Canhão da Nazaré – gerador de ondas gigantes, dos maiores do mundo (e são poucos).
Hoje em dia é o pico para desportistas que procuram o desafio máximo da categoria, mas a região já é conhecida entre praticantes da modalidade desde os anos 60. Agora, conhecida pelo mundo fora, detém o recorde mundial de maior onda já surfada nas categorias masculina e feminina. Embora ninguém esqueça o recorde estabelecido por Garrett McNamara em novembro de 2011, quando incrivelmente desceu uma onda de 23,77 metros, a verdade é que os últimos anos têm sido bastante oportunos para uma massa de surfistas vindos dos quatro cantos do globo. No entanto, uma questão permanece na mente de muita gente:
Como se explicam as gigantes ondas que quebram na Praia do Norte?
A explicação da comunidade surfista é simples e refere que a ondulação passa de águas profundas para pouco profundas, num curto espaço, e assim acontece o fenómeno das ondas gigantes da Praia do Norte. Já a explicação científica, embora ligeiramente mais elaborada, não deixa de ser igualmente simples e esclarecedora – a resposta está tanto dentro quanto fora de água: o promontório da Nazaré, que divide a Praia do Norte e a Praia da Vila, onde fica instalado o famoso Farol (Forte S. Miguel Arcanjo), é extremamente próximo do que se chama Canhão da Nazaré, uma enorme falha submersa que se aproxima 500 metros da costa.
O Farol é sem dúvida, o melhor sítio do mundo para observar as ondas gigantes a tão poucos metros de distância. De certeza que vai adorar ver ao vivo as ondas gigantes da Nazaré.